Live destaca que o futuro do emprego depende das micros e pequenas empresas

Reprodução do Facebook

O diretório municipal do PT São Paulo realizou nesta última terça-feira (13) a live “Desemprego e micro e pequenas empresas na pandemia”. A transmissão ao vivo aconteceu pelo facebook @ptsaopaulo com a mediação do presidente do diretório municipal, Laércio Ribeiro e participação do vereador Antonio Donato, do professor de economia da USP, Paulo Feldmann e da empreendedora e integrante do movimento Gastronomia Viva, Tita Dias.

Durante a live, a empreendedora Tita Dias destacou que o PT é o partido que mais tem formulação para as micros e pequenas empresas, embora seja o partido  que menos dialoga com esse setor. Ela também lembra que as políticas públicas que existem ou existiram para o setor das micro e pequenas empresas foram criadas pelo PT quando esteve no governo e citou como exemplo o MEI, o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, o Simples, o cartão BNDES e os Territórios da Cidadania.

O professor de economia da USP, Paulo Feldmann mostrou dados que revelam a importância da micro e pequena empresa para o futuro do emprego, não somente no Brasil, como no mundo.  De acordo com ele, em 2019 houve uma explosão na venda de robôs e com isso as grandes empresas começaram usar ferramentas de automação pra valer, o que indica que as grandes empresas não vão mais empregar.

“O futuro do emprego no mundo depende das micros e pequenas empresas. Quando a situação voltar ao normal (pandemia), a grande empresa não vai voltar a empregar. A pequena empresa tem tido total apoio na Europa para consegui enfrentar a grande empresa e gerar empregos”, aponta Feldmann.

Ele também destaca que a taxa de desemprego no Brasil é uma das piores do mundo, perdendo apenas para países da África. Feldmann alerta a urgência de políticas públicas para as micros e pequenas empresas para conter o desemprego e ressalta: “Nos últimos 12 meses 10% das micros e pequenas empresas fecharam as portas. Situação pavorosa que nenhum outro segmento da economia passou no Brasil. Porém, nos últimos 6 meses quem mais gerou emprego no país foram as micros e pequenas empresas”.

De acordo com o vereador Antonio Donato, quando você fecha uma empresa, não abre no dia seguinte. Se deixar as empresas fecharem irá retardar todo processo de recuperação da economia.

“No ano passo do teve a linha de crédito para as micros e pequenas empresas (PRONAMPE). Neste momento não tem política nenhuma”, ressalta o vereador, ao lembrar que “apesar da crise financeira, São Paulo tem uma condição financeira invejável. Então poderia ser feito muito mais para o setor das micro e pequenas empresas”, afirma ele.

Assista a live na íntegra

https://www.facebook.com/ptsaopaulo/videos/1179042015872028

Por Diane Costa – PT São Paulo

Posts recentes:

Arquivos